Desde 2005

Caixa de Texto: ESCEPTI

Você odeia quando alguém fala em balanço patrimonial, quebra de fluxo de caixa, projeção de cenários de rentabilidade ... seja bem vindo ao grupo da maioria.

Mas fica a questão: se você é gestor, ou seja, se é responsável pela rentabilidade de uma empresa – ou de um departamento de uma – infelizmente, gostando ou não, necessita ter conhecimentos básicos sobre isso.

Está disponível para download gratuito o e_book ‘Modelo GPAI-IGFC – Introdução à Gestão de Controladoria e Gestão Financeira em Empresas de Saúde’. É só clicar na figura da capa nesta página.

 

Ele é indicado para gestores que atuam no segmento da saúde, e não têm formação acadêmica em finanças, contabilidade, economia ... se você tem graduação ou especialização nestas disciplinas não perca seu tempo – este livro não é para você !

 

Se você tem dificuldade em entender a diferença entre os números do balanço e de um fluxo de caixa, ou de um mapa de análise de rentabilidade de custos, ou mesmo dificuldade para entender porque existem – o livro lhe será útil. Porque foi escrito em linguagem simples: nada de “contabilês”, “economês” ou “tributês” – o primeiro capítulo, diga-se de passagem, apresenta a terminologia básica para que ao serem citados alguns termos, se saiba do que se fala.

 

É muito útil para quem herdou a gestão de um serviço de saúde (hospital, clínica, centro de diagnóstico, consultório), ou de uma área (departamento, gerência ...) de uma empresa do segmento, e não teve formação básica para lidar com relatórios contábeis, fluxo de caixa, orçamento ... estas coisas que estão no dia a dia dos gestores, que muitas vezes não têm discernimento para entender adequadamente no nível que se deseja que um gestor possua.

 

Esta edição em forma de livro é a evolução da primeira apostila do primeiro curso ministrado sobre o tema ... em 2008 ... o tempo passa !

 

No decorrer das turmas e das consultorias pude constatar que deslocar uma pessoa técnica, eficiente, de confiança, mas sem formação em gestão para um cargo de gestão é prática muito maior do que a maioria das pessoas pode imaginar na área da saúde. Nesta linha, é muito comum um profissional formado em medicina, enfermagem, ou outra assistencial, assumir a chefia de uma área de negócios nas empresas, ou empreender (abrir sua própria empresa) ... e naturalmente apanhar um pouco no trato com a controladoria e gestão financeira, sempre presentes e exigidas no seu papel de gestor.

 

Presenciei alguns profissionais que buscaram se especializar em cursos de graduação e de especialização não focados na área da saúde – e reclamaram muito, porque o conteúdo ou era muito abrangente (além do segmento), ou muito específico (muito detalhe técnico) ... não calibrado para a necessidade da maioria dos gestores que atuam no segmento.

 

Este cenário é tão frequente que durante estes anos algumas empresas contrataram o curso para ser ministrado para seus clientes !!! Já teve farmacêutica ofertando estes cursos para médicos gestores de pequenas clínicas de oftalmologia, dermatologia, odontologia ... já teve indústria ofertando para distribuidores – é algo muito interessante: o fabricante percebe que se o seu cliente fizer uma gestão mais adequada terá ‘vida mais longa, ou vida mais farta’ e comprará mais produtos. Estes eventos ocorreram, na maioria, por iniciativa de empresas multinacionais que, pelo que captei, adotam esta prática em suas filiais espalhadas pelo mundo.

 

Então surgiu a iniciativa de fazer esta compilação sobre o tema, tentando dar foco apenas ao nível necessário do gestor, não do profissional especializado nas disciplinas, e direcionado às características do mercado da saúde, não dispersando a atenção para eventos que só ocorrem em outros segmentos. Esta é a motivação para formatar a compilação em forma de livro, fechar a edição, registrar, e disponibilizar para download gratuito.

 

Em tempo ... aos estudantes: tem registro ISBN na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro – pode ser utilizado em TCC’s !!!

 

Talvez a maior contribuição do título é dar subsídios ao leitor para entender as diferenças entre a contabilidade, a gestão de custos, a gestão orçamentária e a gestão financeira, especialmente o fluxo de caixa. É comum ver leigos querendo ‘fazer bater’ mapas contábeis com mapas de custos, ou ‘querer bater’ o saldo de contas da contabilidade com o saldo das contas do fluxo de caixa ... ao observarem que não batem, pensam que estão errados. Se a leitura conseguir fazer com que o gestor entenda que, apesar de se basearem praticamente nas mesmas informações, são controles diferentes, que servem para coisas diferentes, e apresentam resultados diferentes porque empregam conceitos diferentes ... já valeu a pena !!!

 

O livro propõe exercícios de fixação, também com a pretensão de estar neste nível de conhecimento: nem tão abrangente, nem tão detalhado. Eles ilustram um caso que qualquer pessoa do segmento consegue imaginar, em maior ou menor escala: uma sociedade privada operando um centro de diagnósticos que contém algumas unidades de negócios. Neste cenário são desenvolvidos os conceitos do demonstrativo de resultados contábil, da evolução patrimonial da empresa, do fluxo de caixa, do mapa de rentabilidade de custos e das peças orçamentárias – como o pano de fundo é um tipo de empresa de saúde que todos os profissionais do segmento conseguem imaginar como funciona, fica mais fácil entender.

 

Aos que sentirem que é uma oportunidade de quebrar alguns paradigmas ... boa leitura ...

... aos que estão promovendo algum profissional que não tem base razoável nestas disciplinas para um cargo de gestão, sugira que ele leia o livro ... vai valer muito a pena para o futuro dele no cargo de gestor !!!

 

Enio Jorge Salu

Clicar na figura para download gratuito

Livro Modelo GPAI-IGFC

 

ISBN       978-85-917645-9-4

Modelo GPAI-IGFC – Introdução à Gestão de Controladoria e Gestão Financeira de Empresas de Saúde

Salu, Enio Jorge

2018, Edição do Autor, São Paulo/SP

Livro Modelo GPAI-IGFC

Introdução à Gestão de Controladoria e Gestão Financeira em Empresas de Saúde